CONTATO

Cursos Bíblicos Fonte de Luz

quinta-feira, 31 de março de 2011

Os Povos Não Alcançados - Pathan Do Afeganistão

Pathan Do Afeganistão


Os pathanes representam 53% da população Afegã e se encontram no leste do país. Uma quarta parte da população afegã é de fala persa e o resto está dividido em umas 40 tribos. Os pathanes formam a parte mais dominante da sociedade. São aqueles que tiveram a melhor educação e são mais ativos em cada área de função pública.
Desde a invasão russa em 1979 pelo menos a quarta parte da população afegã se refugiou no Paquistão Irã e outros lugares. Entre estes refugiados encontram-se os pathanes. Os que ficaram no Afeganistão vivem uma situação muito difícil.
São pastores semi-nômades e agricultores. Com receio dos ocidentais estas tribos muçulmanas independentes têm estado ilhadas do Evangelho desde o século VII.
Devido às condições sanitárias (principalmente a baixa qualidade da água) e a dureza do estilo de vida a média de expectativa de vida no Afeganistào é de apenas 46 anos. Estatisticamente é um dos menores números do mundo. Apenas 25% dos adultos são alfabetizados. A necessidade por equipes médicas e professores qualificados é grande.


Estatísticas
O POVO
Nome do Povo: Pathan
País: Afeganistão
Sua língua: Pashto Ocidental
População: 8000000
Maior Religião: Islamismo
Cristãos: .02%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Bíblia
Evangélicos (desse povo no país): 0 (0%)

SEU PAÍS
País: Afeganistão
População : 23141000
Religião Principal: Islamismo
Evangélicos no País: 0 (0%)
Número de Igrejas no País: 0
Número de Missionários no País: 70
Liberdade de Pregação: Não

Nenhum comentário:

Postar um comentário