quinta-feira, 10 de março de 2011

Igreja Perseguida no Irã

Irã

Irã é o nome atual da antiga Pérsia, cenário de muitas histórias bíblicas. Entre elas encontram-se a história de Daniel na cova dos leões,

População

Os persas, principal etnia do Irã, compõem apenas metade da população de 65 milhões. O restante da população se divide entre os grupos: árabe, azeri, baluche, curdo, gilaki, lur, mazandarani e turcomano. São faladas 77 línguas no país.

Igreja

A religião oficial do país é o islamismo, e os xiitas são a maioria. Existem pequenas minorias de zoroastras, bahaístas, judeus e cristãos. A Igreja está presente no país desde épocas remotas, como do Antigo Testamento. As igrejas oficiais (registradas no governo) têm, juntas, cerca de 150 mil membros. A maior parte desses é de origem armênia ortodoxa, mas há também alguns milhares de protestantes e católicos romanos. Embora os direitos de cristãos, judeus e zoroastras sejam assegurados pela Constituição, na prática, todos são vítimas de retaliação e perseguição. Ex-muçulmanos são também oprimidos pela sociedade. Eles têm dificuldade em encontrar e manter um emprego, pois são demitidos quando se descobre que são convertidos. Aqueles que começam um negócio próprio têm problemas em fazer a clientela. Para esses cristãos, é difícil ganhar dinheiro.

Perseguição

Cristãos ativos sofrem pressão. São interrogados, detidos e, às vezes, presos e agredidos. Casos mais críticos envolvem até a execução. Além da violência exercida pelas autoridades, os ex-muçulmanos são também oprimidos pela sociedade.

Pedidos de Oração

1. Ore para que haja oportunidades de treinar pessoas, e que os métodos e materiais necessários estejam disponíveis.
2. Ore para que a Igreja iraniana encontre meios discretos para testemunhar.
3. Ore por suas viúvas, que têm de cuidar dos filhos com poucos recursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário