quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Quando se deu inicio a MBBF?

Em 1998, o missionário Allan Mercer, que trabalha na cidade de Hazyview, África do Sul, entrou em contato com o seu amigo Steve Pittman, então missionário da missão americana Baptist Mid-Missions em Curitiba, PR, pedindo apoio para uma situação muito especial.
Ele havia encontrado com alguns pastores moçambicanos, que estavam sedentos de ajuda para a divulgação do evangelho em Moçambique. A dificuldade era a língua: eles falavam português!
Numa reunião de líderes na congregação de Rosi Galvão, em Pinhais, PR, o Pr. Pittman lançou o desafio de ajudar o missionário da África do Sul.
A idéia era fazer uma viagem para Moçambique, com o intuito de ajudar os pastores locais, instruí-los na Palavra de Deus e sondar a possibilidade de enviar missionários brasileiros para aquele país.

Os irmãos de Curitiba aceitam o desafio!

Planos foram feitos, ofertas foram alçadas, e a equipe que viajaria para essa primeira missão foi formada.
A viagem a Moçambique foi realizada em junho de 1999, com 8 integrantes, entre missionários americanos e pastores brasileiros.
Entre eles estava aquele que em maio de 2002, retornaria como o primeiro missionário da MBBF em Moçambique, o Pr. Divino G. Amorim.
Com o retorno dos pastores, começaram os planos a para o envio definitivo de missionários para Moçambique.
Foi então que, numa reunião que contou com 32 pastores e líderes de igrejas batistas regulares do centro-sul do Brasil, na Igreja Batista Salém, em Pinhais, PR, foi criada a Missão Batista Brasileira Fundamentalista, a MBBF, no dia 25 de novembro de 2000.
Outras duas viagens de sondagem foram feitas até que o primeiro casal fosse enviado para iniciar o trabalho em Maputo.
No momento da criação da MBBF, seus alvos principais eram a REGIÃO SUL do Brasil e os PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, por causa da grande carência de igrejas batistas fundamentalistas nestas regiões.

Hoje, a MBBF pode atuar em todo o território nacional, e em qualquer país do mundo.

Hoje, a MBBF conta com um corpo de 35 conselheiros, divididos em dois conselhos distintos: o CONSELHO EXECUTIVO, formado por 20 conselheiros com poder de voto; e o CONSELHO CONSULTIVO, que tem todas as prerrogativas do Conselho Executivo, mas sem poder de voto.

Todos os conselheiros são pastores ou líderes de igrejas batistas fundamentalistas.

O Conselho Executivo elege uma diretoria de gestão bienal, para cuidar do bom funcionamento da missão. Esta diretoria é composta de um Presidente e um Vice-Presidente, um Secretário Executivo, dois secretários e dois tesoureiros.

Veja o texto completo na pagina da MBBF http://www.mbbf.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário