sábado, 14 de novembro de 2009

Afeganistão

Afeganistão

O Afeganistão ocupa a 4ª posição na Classificação de países por perseguição

A população

Os pataneses compõem o maior grupo étnico e constituem aproximadamente 42% da população do país. O segundo maior grupo, com 27% da população, é formado de tadjiques, seguido por hazaras e uzbeques.
Do total de 28,2 milhões de habitantes, 44,6% possuem menos de 15 anos.
Cerca de 99% da população é muçulmana e deste grupo 80% são sunitas. Há algumas minorias religiosas, incluindo os cristãos.

Informações gerais

Antes dos conflitos de 2001, a maioria dos cristãos era estrangeira, mas estes se viram obrigados a abandonar o país com o início dos ataques norte-americanos.
Sob o domínio do Talibã, os xiitas foram sistematicamente perseguidos.
O Talibã intensificou suas atividades entre 2007 e 2008; uma delas foi um atentado contra a vida do presidente em 27 de abril de 2008. Fala-se abertamente sobre um possível golpe do Talibã

As milícias talibãs intimidam a população nas áreas rurais, fazendo "visitas noturnas", nas quais sequestram funcionários públicos e pessoas que se opõem em sua forma de pensar. O sequestro de trabalhadores de ajuda humanitária aumentou muito.

Tropas da OTAN (Organização do Tratado Atlântico Norte) e soldados afegãos têm combatido as milícias do Talibã, mas têm sofrido baixas significativas. Teme-se que, quando as forças da OTAN deixarem o país, o governo atual não sobreviva e comece outra guerra civil.


Motivos de Oração:

1. Ore pelo povo afegão, em especial pelas crianças. Que elas cresçam em um ambiente pacífico, e tenham oportunidades de estudar.
2. Ore por obreiros cristãos afegãos e estrangeiros que se dedicam ao ensino espiritual e secular do povo.
3. Interceda pelos missionários envolvidos em ajuda humanitária e capacitação profissional dos afegãos. Eles correm riscos cada vez maiores de serem sequestrados e assassinados. Peça a proteção e a sabedoria de Deus para eles e suas agências.
4. Agradeça pela tradução da Bíblia em dari. Que muitos afegãos tenham condições de adquirir um exemplar das Escrituras para si.
5. Ore pelas eleições governamentais do país e pelo futuro líder. Que ele seja um instrumento de Deus para trazer paz ao seu povo.


Retirado de Portas Abertas (http://www.portasabertas.org.br)e/ Adapitado por Pr. Marcelo Correia

Para uma apresenção do momento missionário no culto de domingo à noite 25 de outubro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário