segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Tribo Araweté

Nome: Araweté
UF: Pará
Língua: Araweté (Família Tupi-Guarani)
Religião: Animista
População: 240 pessoas
Bíblia: nenhum trecho na língua
% Cristãos: 0

Os Araweté iniciaram seus contatos permanentes com a FUNAI em 1976. Desde então, a FUNAI mantém um posto indígena entre eles, oferecendo serviços básicos de enfermagem e educação. Embora poucos Araweté falem a língua portuguesa, e isso apenas limitadamente, as aulas são ministradas em português. Eis por que em mais de nove anos não havia nenhum Araweté alfabetizado.

Há um antropólogo trabalhando com os Araweté desde 1981. Embora outras duas antropólogas tenham escrito artigos a respeito desse grupo, é ele quem visita com maior freqüência o povo. Esse antropólogo tem causado o afastamento dos religiosos evangélicos que pretendem trabalhar com a tribo, vetando a entrada de missionários na área.

Desde junho de 1997, porém, missionários evangélicos têm tido um contato maior com os Araweté em Altamira, onde os índios têm passado mais tempo fazendo tratamento de saúde.

Motivos de Oração:
1.Pela renovação da saúde dos índios Araweté: a grande maioria tem ou é propenso a ter tuberculose e, conseqüentemente, muitos têm vindo a falecer.
2.Que Deus faça cair por terra pessoas e entidades que têm sido impecilho por quase 10 anos à entrada de missionários na área araweté.
3.Que o vínculo de amizade entre missionários e índios Araweté, conseguido a muito custo na cidade de Altamira, seja preservado.
4.Que haja progresso no estudo da língua, para que esse povo possa receber, o mais breve possível, porções da Palavra de Deus que falem aos seus corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário