sexta-feira, 9 de julho de 2010

Tribo Tapeba

Localização: No Município de Caucaia –CE
Língua: Não lembram mais de sua língua, e falam apenas o português.
População: Há aproximadamente 5.741pessoas (FUNASA,2006).
Distribuídas em 17 comunidades.

Histórico: Os Tapeba foram contatados no século XVII pelos colonizadores e Jesuítas, sobreviveram heroicamente aos efeitos do processo de aculturação e da miscigenação, e seus remanescentes vivem hoje integrados à sociedade nacional, porém, sofrendo discriminação e contestação quanto a sua identidade indígena. Donos de uma extensa área doada pelo Capitão-Mor da Capitania do Ceará, em 1723, acham-se hoje circunscritos a uma reserva ainda não demarcada, no município de Caucaia, próximo a Fortaleza (CE), que fora identificada pela FUNAI em 1986 e refutada por um GTI, em 1988. A situação é de completa miséria.
Como Vivem: Vivem de biscates e pequenas vendas. Pegam caranguejos nos mangues para venderem na BR-222. Suas mulheres são pescadoras, lavadeiras e catadoras de lixo. A grande maioria é analfabeta. Os traços de sua herança cultural desapareceram com o passar dos anos.

Presença Missionária: Sim há Missionários e apoio da Missão Novas Tribos do Brasil e várias pessoas têm recebido estudos bíblicos.

Momento de Oração
1. Ore para que Deus fortaleça aqueles missionários que estão no campo.
2. Ore pelos mantenedores dos missionários neste campo.
3. Ore pela salvação de almas nesta tribo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário